Notícias

Imprensa - Da dor nasce o amor (Revista Malu/Brasil)

Imprensa - Da dor nasce o amor (Revista Malu/Brasil)

Da dor nasce o amor

Esse é o nome do livro que traz histórias de medicina e fé para inspirar você a superar sofrimentos.

Amadurecemos a partir das experiências que acumulamos. O sofrimento, por exemplo, pode nos fazer dar o devido valor às coisas. Acreditando nisso, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Augusto escreveu Da dor nasce o amor, pela editora Sextante, a fim de registrar histórias vividas com pacientes em seus mais de 20 anos de carreira. Malu conversou com ele para ajudar você a enfrentar suas adversidades.

De onde vem a vocação para a medicina?

"Desde criança sentia que queria cuidar dos mais necessitados, mas a medicina era um sonho que eu julgava impossível. Minha avó materna foi um exemplo de dedicação à solidariedade. Ela dizia: "quem com fé semeia e com generosidade cultiva, um dia com certeza colhe os merecidos frutos."

Como escolheu humanizar o seu trabalho?

"Já na minha profissão, eu sentia que o médico deveria, além de cuidar do aspecto físico, respeitar a história de vida do paciente, seus medos e expectativas. Acreditava na abertura ao diálogo, à espiritualidade e à afetividade, para me colocar no lugar daqueles que buscavam alívio para seu sofrimento. Aí, incluí até a música e a poesia na rotina do trabalho."

A espiritualidade influencia?

"Como cristão, passei a ver como ato de amor toda e qualquer ação para com o outro, e isso, além de ajudá-los em seus sofrimentos e angústias, também me fortaleceu frente às minhas próprias frustrações e perdas. A fé foi a responsável por manter acesa a chama do amor e da esperança nos momentos mais difíceis da minha vida."

Qual experiência marcou você?

"Aquelas em que percebi a ilimitada confiança e a esperança dos pacientes, ao sentirem-se entendidos e abraçados em suas dores. Uma vez, consultando uma paciente, ela disse que os momentos no consultório fizeram se sentir aliviada em seu sofrimento e que aquilo valia mais do que o tratamento".

O que os pacientes lhe ensinaram?

"Aprendi que somos todos frágeis e que nos momentos de doença e tristeza precisamos de pessoas especiais ao nosso lado, de palavras amigas e gestos sinceros de apoio e de esperança. Aprendi a olhar cada paciente como se fosse um parente próximo, a não julgar suas atitudes e a entender seu sofrimento, compartilhar suas dores e aprender com elas, a valorizar a vida e respeitar a sua dignidade".

Mensagem às leitoras de Malu

"Se você tem um ente querido enfermo ou você está doente, nunca perca a esperança. Acredite na medicina, siga à risca todo o tratamento e, principalmente, não perca a fé em Deus. Se entregue em oração, peça alívio para suas dores e, apesar de todo o sofrimento, aja com amor distribuindo sorrisos, atitudes positivas e gestos solidários. O seu exemplo de superação e a sua fé são responsáveis pelo milagre de transformar toda dor em amor."

 

Curando o corpo e a alma

Uma grávida descobre um câncer de mama, um cantor sertanejo em ascensão diagnosticado com uma doença incurável, um pastor evangélico deprimido após ter sua perna amputada, a modelo internacional com grave doença autoimune desencadeada pela anorexia, etc. Essas são algumas das histórias registradas no livro Da dor nasce o amor.

Quando perguntado sobre a razão do livro, o autor reforça a necessidade de uma medicina que não trate apenas o corpo. 

"Ser um bom médico é difícil. Porém, ser um bom médico cristão é um desafio. É mais do que estar preocupado em não errar, atender aos chamados, cumprir horários e oferecer seu melhor no aspecto técnico. É atentar para o aspecto humano, estar aberto ao diálogo, espiritualidade e à afetividade com os pacientes. É colocar-se no lugar daqueles que buscam um alívio para seu sofrimento mesmo quando não há muito o que fazer", conta o autor.

Ele ainda defende que o livro não tem a intenção de contar milagres, servir de exemplo, enaltecer a profissão médica ou a sua própria pessoa. O objetivo é contar histórias reais que proporcionaram crescimento pessoal e espiritual.

 

MOREIRA, Marcela. "Da dor nasce o amor". Revista Malu. Bauru/SP, 18 julho 2013. Seção Dia a Dia, p.24.

  • Livro Fábio Augusto

    O primeiro livro do Dr. Fábio Augusto, "Da dor nasce o amor - Histórias Emocionantes de Fé, Coragem e Esperança" apresenta histórias inspiradoras, profundas e comoventes, que nos fazem abrir os olhos e o coração para a beleza da existência e a necessidade de irradiarmos o bem à nossa volta."

    Adquirir livro
  • CD Fábio Augusto

    Com arranjos e refrões marcantes, o álbum "Coração Fiel" de Fábio Augusto vem conquistando seu espaço na mídia com mensagens de fé, amor e esperança que iluminam o coração. Ideal para presentear quem se ama!

    Adquirir CD

Twitter Seguidores

Facebook Seguidores