Artigos

Artigo do Dr. Fábio Augusto - SINAIS DOS TEMPOS

Artigo do Dr. Fábio Augusto - SINAIS DOS TEMPOS

   Há mais de duas décadas, fala-se intensamente da preocupação e cuidado que precisamos dispender com o nosso planeta. Al Gore, jornalista, político e empresário norte-americano, na época vice-presidente dos Estados Unidos, um dos países mais poluidores do mundo, como reconhecido ativista ecológico, intensificou a divulgação do efeito estufa e das calamidades e catástrofes naturais que poderiam advir do descaso das autoridades mundiais frente ao problema.
   Os cientistas provaram, por meio de cálculos e mensurações, que a poluição causada pelo homem devido ao consumo principalmente de combustíveis fósseis, elevaria a temperatura global significativamente, levando ao superaquecimento e, em decorrência, desarranjos climáticos extremos, como violentas enchentes em alguns lugares e períodos de longas secas em outros.
Esse panorama, associado ao crescimento populacional desordenado, culminaria na escassez de alimentos e aumento epidêmico de doenças infectocontagiosas e carenciais que assolariam todo o mundo.
   Na ocasião, Al Gore foi acusado de ecoterrorista pelas autoridades, que consideraram suas teorias um exagero, de forma que muito pouco foi levado em conta em função da indústria da negação do aquecimento global possuir interesses comerciais e financeiros.
   Atualmente, passado pouco mais de duas décadas, estamos sentindo na pele (e como estamos sentindo) a falta de medidas preventivas eficazes para o problema que já se anuncia. Em uma nova conferência nas Nações Unidas, pontos importantes foram rediscutidos e os alertas de Al Gore foram mencionados e nominados como proféticos, pois os sinais do que parecia ser um futuro distante, hoje já batem à nossa porta.
   A comunidade científica voltou-se para a séria discussão sobre o assunto, e continua fazendo a sua parte. No entanto, os governos ainda resistem em aceitar o inevitável, colocando a população mundial na posição de vítima da improbidade administrativa e condenando-a a pagar o preço com lágrimas, sangue e fome.
   Não é momento de lamuriar-se ou criticar a falta de iniciativa dos governantes, muitos deles atrelados e amordaçados pelos interesses das empresas extrativistas. É hora de assumir a responsabilidade pessoal de defender nossa casa, nossa mãe Terra, cientes de que não teremos para onde ir caso ela entre em colapso.
Antes que este futuro inglório torne-se realidade, é preciso atitude e coragem para hastear uma única bandeira em prol da luta pela preservação da espécie. Hoje, apesar de estarmos interconectados e em constante globalização tecnológica, corremos o risco real de construirmos um futuro que culminará em nosso próprio extermínio.
   Permanecer na ignorância e comodismo, deixando que essas importantes decisões sejam postergadas novamente, é assinar antecipadamente o atestado de óbito dos nossos filhos, netos, bisnetos e de toda a humanidade.
   A sustentabilidade e preservação do planeta depende de cada um de nós, assim como de nossas atitudes. Atitudes no plano macro precisam ser tomadas na esfera política, mas, no entanto, no plano micro, no lar, hábitos também podem ser mudados, como deixar as luzes acesas durante a noite toda, as longas horas de banho embaixo do chuveiro, o costume de lavar a calçada e o carro desperdiçando água, entre outros.
   A Terra agoniza como nas dores de um parto e, com certeza, Aquele que nos criou agora chora de decepção, entristecido com a nossa omissão. Façamos a nossa parte com consciência!

   Dr. Fábio Augusto

 
 
 
  • Livro Fábio Augusto

    O primeiro livro do Dr. Fábio Augusto, "Da dor nasce o amor - Histórias Emocionantes de Fé, Coragem e Esperança" apresenta histórias inspiradoras, profundas e comoventes, que nos fazem abrir os olhos e o coração para a beleza da existência e a necessidade de irradiarmos o bem à nossa volta."

    Adquirir livro
  • CD Fábio Augusto

    Com arranjos e refrões marcantes, o álbum "Coração Fiel" de Fábio Augusto vem conquistando seu espaço na mídia com mensagens de fé, amor e esperança que iluminam o coração. Ideal para presentear quem se ama!

    Adquirir CD

Twitter Seguidores

Facebook Seguidores